sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Calvin, Haroldo e sua turma.


     Hoje, vou contar um pouco mais sobre a criação dessa tirinha engraçada.
     Calvin e Haroldo foram criados pelo norte-americano Bill Watterson, que completa "54" anos. Infelizmente, a tirinha parou de ser produzida em 1996, mesmo assim, continua fazendo sucesso.

Calvin e Harold
Personagem: Calvin e sua turma.    
l



   Calvin & Haroldo

Calvin é um pirralho de 6 anos que dedica parte integral do seu tempo para infernizar a vida de seus pais, sua vizinha, sua babá, sua professora e, não raro, de seu tigre de pelúcia. Um guri que possui as preocupações de um adulto, mas as reações de uma criança. Daí o barato. Segundo o autor, o nome Calvin veio de um teólogo chamado Calvin Jean, que viveu entre 1509 e 1564 e acreditava piamente em predestinação (várias tiras retratam Calvin discutindo predestinação com Haroldo). Ao contrário de que muitos pensam, Calvin não foi baseado nas memórias de infância do autor. Palavras do autor: "Uma das coisas mais divertidas em escrever Calvin é que geralmente não concordo com suas atitudes... Eu uso Calvin como um modo de deixar minha imaturidade fluir".

Haroldo é o tigre de pelúcia que tenta, na medida do possível, enfiar um pouco de juízo na cabeça de Calvin. Conforme o próprio Calvin, Haroldo é o melhor amigo que alguém poderia ter. O nome Hobbes (Haroldo) vem de um filósofo do século XVII chamado Hobbes Thomas. Thomas possuía uma visão obscura e pessimista da humanidade, que o tigre compartilha. Muitas coisas que fazemos e nos parecem normais, para ele são estúpidas e sem qualquer explicação lógica, como podemos ver em tiras em que Haroldo aparece questionando o tratamento que estamos dando ao planeta. Como na maioria dos animais, Haroldo possui a paciência e o bom senso, que são cada vez mais raros em muitos de nós. Haroldo foi inspirado em Sprite, uma das gatas que o autor possuía. "Sprite não apenas me forneceu as características faciais e a idéia do corpo longo do Haroldo, como também foi modelo para a sua personalidade única." diz Watterson. 








Os personagens segundo Bill Waterson


CALVIN

"O nome Calvin veio de um teólogo chamado John Calvin (1509-1564) que acreditava em predestinação. A maioria das pessoas acham que "Calvin" vem do nome de uma filho meu, ou então que o personagem foi baseado nas memórias da minha própria infância. Para falar a verdade, eu não tenho filhos e, na minha infância, eu fui uma criança muito calma e obediente, praticamente o oposto de Calvin.
Uma das coisas mais divertidas em escrever sobre o Calvin é que, geralmente, eu não concordo com suas atitudes. Muitas das facetas do Calvin são, na verdade, faces de mim mesmo. Eu suspeito que grande parte de nós envelhece sem crescer, e dentro (às vezes não tão dentro) de cada adulto existe uma criança que quer que tudo aconteça de acordo com sua vontade.
Eu uso o Calvin como um modo de deixar minha maturidade fluir, como uma maneira de manter a minha curiosidade sobre o mundo natural, como uma maneira de ridicularizar as minhas próprias obsessões, e comentar sobre a natureza humana. Eu não gostaria de ter o Calvin na minha casa, mas no papel ele me ajuda a levar a vida e a entendê-la."

HAROLDO

"O nome Haroldo veio de um filósofo do século 17, Thomas Hobbes, que tinha uma visão obscura da natureza humana.
Haroldo tem a dignidade, paciência e o bom senso da maioria dos animais que conheci. Haroldo foi muito inspirado em uma gatinha cinza, a Sprite. Ela não só me forneceu as características faciais e a ideia do corpo longo de Haroldo, como foi um modelo para sua personalidade única. Ela era bem-humorada, inteligente, amistosa, e me entusiasmava o jeito que ela chegava de mansinho e me dava o bote. Sprite sugeriu a idéia de Haroldo receber Calvin na porta em pleno ar e em alta velocidade.
Como a maioria das histórias de animais, o humor vem de seu comportamento humano. Haroldo fica de pé e fala, mas eu tento preservar seu lado felino, tanto em seu comportamento físico quanto na sua atitude. Sua privacidade e tato parecem muito felinas para mim, junto com seu contido orgulho em não ser humano. Como Calvin, eu normalmente prefiro a companhia de animais a pessoas e Haroldo é minha idéia de amigo ideal.
As duas versões de Haroldo é, algumas vezes, mal entendida. Eu não penso nele como um boneco que milagrosamente ganha vida quando Calvin está por perto. Também não penso nele como um produto da imaginação de Calvin. A natureza da realidade de Haroldo não me interessa, e cada história foge desse caminho para evitar resolver a questão. Calvin vê Haroldo de uma maneira e todos os outros vêem de outra maneira. Eu mostro duas versões da realidade e cada uma faz total sentido para os participantes que as vêem. Eu acho que é assim que a vida funciona. Nenhum de nós enxerga o mundo exatamente da mesma maneira, e eu simplesmente desenho isso literalmente na tira. Haroldo está mais para a natureza subjetiva da realidade do que bichos de pelúcia ganhando vida. "

PAIS

"Eu nunca dei nomes aos pais do Calvin porque, na tirinha, eles são importantes apenas como o pai e a mãe de Calvin. O pai de Calvin foi concebido para ser um auto-retrato. Todos os meus personagens sã sempre metades minhas, mas o pai de Calvin é também uma sátira ao meu próprio pai. Todas as tirinhas em que se mostra como o "sofrimento constrói o caráter", são na verdade transcrições de frases do meu pai me explicando porque nós estávamos congelando, exaustos, famintos ou perdidos em viagens de acampamentos. Essas coisas são bem engraçadas, depois que já se passaram 25 anos.
A mãe de Calvin interpreta o papel da disciplinadora do dia a dia, um trabalho que a leva à loucura diariamente. Eu lamento que as tirinhas mostrem em sua maioria o seu lado impaciente, mas sempre que possível eu tento passar também outros aspectos da sua personalidade e alguns de seus interesses, mostrando o que ela está fazendo quando calvin chega.
Como personagens secundários, eu tentei fazer os pais de Calvin o mais realista possível, com um razoável senso de humor sobre o que é ter uma criança como Calvin dentro de casa. Eu considero que eles fazem um trabalho melhor do eu faria."

Susie

"Susie Derkins é séria e inteligente... Eu suspeito que Calvin tenha uma queda por ela, por que ele passa tentando aborrecê-la, mas Susie não se abala com isso e devolve enaltecendo a "estranheza" de Calvin. Isto apenas faz com que Calvin faça ainda mais maluquices, então eu acho que esta é uma boa dinâmica. Nenhum dos dois entende o que acontece entre eles, o que geralmente acontece na maioria dos relacionamentos."

A Professora

"Eu tenho muita simpatia pela Sra. Wormwood. As tirinhas às vezes nos dão algumas dicas de que ela está esperando para se aposentar, que ela fuma demais e que ela toma muitos remédios. Eu acho que ela realmente acredita nos valores da educação, então eu acho que eu nem preciso dizer que ela é uma pessoa infeliz."








Rosalyn

"Provavelmente a única pessoa que Calvin teme é a sua babá. Eu a coloquei em uma das tiras de domingo sem nunca ter pensado em ela ser um personagem regular, mas a intimidação de Calvin por ela me surpreendeu, então ela fez algumas aparições desde então. Rosalyn também parece intimidar os pais de Calvin se aproveitando da necessidade deles de sair de casa para conseguir adiantamentos e aumentos. A relação de Rosalyn com Calvin é única, então as histórias com a babá são cada vez mais difíceis de se escrever, mas para um personagem que entrou depois na tirinha, eu acho que ela cumpriu o seu papel."


     Criação: Por volta de 1984, o cientista social William “Bill” Watterson foi demitido do Cincinatti Post, em Ohio (EUA), onde trabalhava como cartunista, e resolveu se dedicar às histórias em quadrinhos. Em uma de suas primeiras tentativas, Bill Watterson bolou uma tira sobre um rapaz que acabava de sair da universidade e, em uma das cenas, aparecia o irmãozinho do personagem: um garotinho loiro sem nome, que andava pela casa arrastando seu tigre de pelúcia. Assim surgiu Calvin, um personagem secundário que logo roubou a cena. A tira de Watterson, no entanto, não foi aceita logo de cara pelos syndicates (distribuidores de quadrinhos paa os jornais) americanos e ele teve de insistir até ver a primeira tira de Calvin (no original, Calvin and Hobbes) publicada, em 18 de novembro de 1985.
     Inteligente, criativo e carismático, Calvin recebeu seu nome em homenagem a Calvino (filósofo e teólogo francês do século XVI que foi uma das figuras chaves na reforma protestante) e seu amigo tigre, Haroldo (Hobbes), foi batizado em referência a Thomas Hobbes, filósofo britânico do século XVII). Watterson teria escolhido estes nomes por acreditar que os dois foram os grandes responsáveis pelos conceitos religiosos e morais americanos, que muitas vezes são colocados em xeque nas tiras.
     Calvin era - e continuava sendo até pouco tempo atrás - a tira favorita de dez entre dez leitores de tiras. Em 1995, no entanto, Watterson declarou estar “cansado de acordar todos os dias pensando no que Calvin iria fazer” e anunciou sua aposentadoria da tira - muitos viram na atitude do quadrinista uma resposta às pressões para comercializar os direitos do personagem em produtos de licensing, algo que ele sempre se recusou a fazer, mas o autor, avesso a entrevistas, nada confirmou. Quando Watterson anunciou o fim da tira, Calvin era publicado em 2,5 mil jornais apenas nos Estados Unidos e em centenas de outras publicações de mais 13 países, entre eles o Brasil. O autor recebia, com o personagem, cerca de US$ 1 milhão. Ainda hoje, as tiras de Calvin são republicadas por diversos jornais (inclusive brasileiros) e podem ser vistas e até mesmo adquiridas, em quadros, via Internet (www.calvinandhobbes.com).
     Enredo: Calvin é um garoto de seis anos hiperativo que vive aventuras domésticas com seu tigre de pelúcia, Haroldo, que ganha vida quando está sozinho com o garoto. Os dois são melhores amigos e adoram pregar peças nos outros. Com uma imaginação sem limites e um vocabulário sofisticado para um garoto, Calvin ironiza - mais que isso, é sarcástico em relação aos - costumes, crenças, morais, instituições e relacionamentos tipicamente americanos. Se Calvin é sarcástico e muitas vezes cruel, Haroldo, por outro lado, é irônico e altamente filosófico, o que de um contra ponto à história - mas não impede que os dois briguem em suas reuniões de clubinho para decidir quem tem mais poder, o “supremo ditador para toda a vida” Calvin ou o “primeiro tigre” Haroldo.
     Calvin adora dar dor-de-cabeça a seus pais, que têm bastante trabalho para educá-lo. O pai eventualmente “se vinga” dando explicações nada claras sobre fenômenos naturais ou brincando com assuntos “sérios” como o presente de Natal que não virá, ou ainda levando o garoto para viagens de camping e atividades “que constroem o caráter”, o que dá ainda mais dor-de-cabeça à pobre mãe. Calvin adora ainda pregar peças e deixar enojada a coleguinha de escola e vizinha Suzie Derkins. E, por falar em escola, o garoto deixa louco a professora, senhorita Wormwood (batizada em homenagem a uma demônio aprendiz de um conto de C.S. Lewis), graças à sua farta imaginação e criatividade imensurável que ele raramente aplica aos estudos - e também por causa de perguntas capciosas em relação ao sistema de ensino americano. Ainda na escola, Calvin sofre com o gorilão Moe, o típico valentão do colégio.
Personagens
    Além dos personagens já citados acima, Calvin usa sua imaginação superativa para “se transformar” em uma série de personagens imaginários, sempre que está sozinho em casa ou se vê em alguma situação interessante. Confira abaixo os principais:
    Homem Estupendo - Quando tudo parece impossível, Calvin veste seu gorro e capa e se transforma no Homem Estupendo, um super-herói com força suficiente para destruir a escola, resolver uma prova difícil em segundos (sem necessariamente acertar alguma coisa) ou ainda enfrentar suas arquiinimigas, Lady-Mãe e Mulher-Babá.
     Cosmonauta Spiff - Sempre que é forçado a fazer alguma coisa, o pestinha se imagina como o intrépido viajante espacial. A senhorita Wormwood, os pais e o valentão Moe viram os horrendos Zorg, dos quais Spiff tenta escapar ou desintegra com sua arma de raios.
     Detetive Tracer Bullet (Bala Rastejante) - Quando uma questão na prova é muito difícil ou é preciso descobrir quem quebrou o vaso da mamãe, entra em cena o investigador Tracer Bullet, capaz de solucionar até os crimes insolúveis...
     Supremo Ditador para Toda Vida Calvin - É o melhor e mais condecorado oficial do clube L.M.G. (Livre-se das Meninas Gosmentas). Ou seria o Relator e Primeiro Tigre Haroldo?
     Tiranossauro Calvin ou Calvinossauro - Se os meninos estão ficando muito tempo no escorregador e a fila é grande ou é hora de uma visita ao super-mercado, cuidado: um terrível dinossauro pode comer a tudo e a todos.
     Curiosidade
" Ele não é meu filho " 
    A maioria das pessoas pensa que Calvin é baseado em um filho do autor Bill Watterson ou então em sua infância. Nenhuma das duas coisas é verdade. “Não tenho filhos e eu era um garoto muito quieto e obediente, quase o oposto de Calvin. Na verdade, uma das razões pelas quais eu achava divertido escrever Calvin é que constantemente eu não concordava com ele. Calvin é autobiográfico se considerarmos que ele pensa nas mesmas questões que eu, mas nesse sentido ele reflete mais minha idade adulta que minha infância. As brigas dele são metáforas das minhas. Suspeito que a maioria de nós fica velho sem realmente crescer e dentro de cada adulto (em alguns não muito dentro) há sempre um garoto mimado que quer tudo do seu jeito. Eu não gostaria de ter Calvin em casa, mas no papel ele me ajuda a pensar a minha vida e defendê-la”. Já Haroldo é baseado, ao menos visualmente, em uma gata que Bill Watterson tinha, chamada Sprite.

Autor: Bill Watterson    
     Nasceu em 05 de julho de 1958, em Washington D.C., filho mais velho de James G.Watterson um examinador de patentes e de Kathryn Watterson, que após a mudança da família para Chagrin Falls, Ohio, quando Bill tinha seis anos de idade, viria a se tornar membro do conselho municipal.
   Graduou-se em Artes com ênfase em Ciências Políticas pelo Ohio’s Kenyon College em Grambier, em 1980. Durante o curso, Watterson foi cartunista do The Kenyon Collegion, jornal da faculdade que circulava entre os alunos. Ainda nessa época fez ilustrações para a editora Puck Press, tendo como principal trabalho a capa do livro “Best Political Cartoons of 1978” (As melhores Charges Políticas de 1978).
   Esses pequenos trabalhos deram a Bill o status necessário para conseguir um emprego de seis meses no jornal Cincinnati Post, com a produção de charges políticas. O emprego não deu certo e  Watterson se transferiu para o jornal semana Target, voltado para charges políticas e celebridades. O jornal não durou muito tempo – a última edição foi número 24 -, mas deu a experiência necessária para o cartunista seguir em frente.

  ESTILO DO AUTOR

  Bill Watterson não era muito adepto das formas convencionais das tiras de jornais. Durante sua carreira, tentou muitas vezes inovar métodos e técnicas. Acima de tudo, acreditava no trabalho do cartunista e no valor artístico dos quadrinhos e, por isso, se incomodava com a diminuição dos espaços dedicados à arte. O cartunista realmente acreditava no poder das imagens críticas das charges e tirinhas.
  Em relação ao formato dos quadrinhos, Bill Watterson detestava criar suas histórias naquele tradicional retângulo comprido com o logotipo da tira no canto direito seguido de um quadrinho que pode ser eliminado da área principal (como no exemplo abaixo). Dessa forma, os jornais que tivessem problema com espaço podiam retirar espaços das tirinhas para colocar conteúdo informativo, negligenciando o trabalho do artista.
Depoimentos do autor
"Eu não penso nos quadrinhos como apenas entretenimento. É um privilegio raro ser capaz de falar para milhões de pessoas num dado dia, então , fico ansioso por dizer algo significativo quando posso. Sempre há pressão para escrever alguma piadinha rápida que vai me ganhar mais 24 horas de folga com os prazos, mas nada me deprime tanto quanto pensar que eu me tornei uma fabrica de piadas para encher espaço de jornal.Sempre que possível, eu uso a tira para falar das coisas que são importantes para mim."
"Eu acho que os melhores quadrinho (como os melhores romances, pinturas e etc) são trabalhos pessoais  que refletem uma sensibilidade única e honesta. Para atrair e manter uma audiência, a arte deve entreter, mas o significado de qualquer arte repousa em sua habilidade de exprimir verdades - para revelar e nos ajudar a entender nosso mundo. As tiras de quadrinho, à sua própria maneira humilde, são capazes de fazer isso."
"os melhores quadrinhos expõem a natureza humana e nos ajudam a rir da nossa própria estupidez e hipocrisia.Eles se permitem exagero e absurdos, ajudando-nos a ver com outros olhos o mundo e recordando-nos de como é importante brincar e ser ridículo. Quadrinhos retratam os eventos comuns e mundanos da nossa vida e nos ajudam a lembrar da importância de pequenos momentos. Astutamente, eles eles ressumem os nossos pensamentos e expressões não exprimidos. Às vezes, eles mostram o mundo da perspetiva de crianças e animais, encorajando-nos a ser inocentes por um momento. Os melhores quadrinhos, isso quer dizer, são espelhos de casa maluca, que distorcem aparências apenas para nos ajudar a reconhecer e rir das nossas características essenciais."
"A surpresa é a essência do humor e nada é mais surpreendente do que a verdade. Quando os quadrinhos cavam alem das piadas loquazes, sentimentalismo barato e historias arrumadelas para experiência mais profundas e verdadeiras, eles podem realmente tocar as pessoas e ligar a nós todos. Por mais frustrado que eu esteja com a maneira que este negocio funciona, eu continuo a acreditar que os quadrinhos são um a forma de arte capaz de qualquer nível de beleza, inteligente e sofisticação." 
"Eu escrevi mais de 3000 tiras de Calvin e Haroldo até agora, e na extensão que atira reflete os meus interesses, valores e pensamentos, meus quadrinhos são uma espécie de auto-retrato.Quanto mais eu trabalhei, mais eu usei a tira para explorar questões pessoais. Quando eu apareço com uma idéia que me surpreende, fico feliz em oferecê-la a qualquer um que compartilhe com meus interesses. Fico lisonjeado quando as respondem ao meu trabalho, mas não me sinto ao devedor de explicações às exigência publicas. Tentar agradar as pessoas encoraja o calculo e a tira é valiosa para mim, apenas enquanto for honesta e sincera."

"Não é difícil escrever piadas - bons personagens sempre terão algo divertido a dizer a respeito da sua situação - mas é muito difícil manter o mundo da tira energizado e expansivo ano apos ano. No começo de uma tira, praticamente todo capitulo explora novo território, mas é assustadora a rapidez com que as historias e situações se tornem previsíveis. A inovação engraçada de hoje é a formula rançosa de amanha.
"Minhas primeiras tiras parecem grosseiras e forcadas para mim agora, mas os personagens ainda estavam se apresentando a mim. Os primeiros 2 anos foram esforços exploratórios pra criar um mundo interessante e personagens redondos. Eu comecei a escrever historias mais longas, quando vi como acrescentavam dimensão às personalidades e relacionamento entre os personagens. Ultimamente, eu tive problemas em escrever narrativas extensas que me satisfaçam e tenho feito menos delas. Em vez disso meu entusiasmo se afastou para as possibilidades visuais da tira maior de domingo. Ao longo dos anos, Calvin e Haroldo mudou de direção, mas eu não controlo para onde ela vai. Quando tudo esta funcionando, eu fico mais surpreso pelo destino da tira do que qualquer um."
"O truque em escrever uma tira de quadrinhos é cultivar uma atitude brincalhona mental - uma curiosidade natural e interesse por aprender. Se eu mantiver meus olhos abertos e seguir os meus interesses, cedo ou tarde o esforço rendera questões, pensamentos e idéias - caminhos inesperados para novo território. Como Calvin, eu apenas saio no jardim em busca de esquisitice e com a atitude certa, eu faço descobertas."
"Colocar-me na cabeça de um garoto fictício, de seis anos e um tigre, me encoraja a ser mais alerta e inquiridor do que eu seria normalmente. Às vezes, eu me ressinto da pressão para explorar cada momento que passo acordado para idéias de tiras, mas no seus melhores momentos, a tira me faz examinar eventos e viver mais pensativamente. Eu adoro a solidão deste trabalho e a oportunidade de trabalhar com idéias que me interessam. Esta é a maior recompensa dos quadrinhos para mim."
"Eu sempre adorei quadrinhos. Com Calvin e Haroldo, eu tentei devolver um pouco da diversão, magia e beleza que desfrutei em outros quadrinhos. Foi imensamente satisfatório desenhar Calvin e Haroldo e eu sempre serei grato em ter tido a oportunidade de trabalhar nesta maravilhosa forma de arte."
"BILL WATTERSON"
Fonte: Site- Calvin e Haroldo


Algumas tirinhas para leitura





Calvin e Haroldo - E Foi Assim Que Tudo Começou, página 62
Calvin e Haroldo - E Foi Assim Que Tudo Começou, página 61

Calvin e Haroldo - E Foi Assim Que Tudo Começou, página 61
Calvin e Haroldo - E Foi Assim Que Tudo Começou, página 60



Frases encontradas nas tiras

* "Eu sei, mas por que ele não pode ser injusto a meu favor?"
- Calvin, ao ouvir de seu pai que o mundo não é justo.

* "A infância é curta e a maturidade é eterna."

* "Nós estamos tão atarefados olhando com que está a nossa frente, que não temos tempo de aproveitar onde nós estamos."

* "Estaremos de volta assim que formos."

* "Bom de má vontade, mas bom de qualquer maneira."

* "A vida fica bem mais fácil se você mantiver as expectativas de todo mundo baixas."

* "A vida é cheia de surpresas, mas nunca quando você precisa de uma."

* "Se todas as coisas boas durassem para sempre, você saberia como são importantes?"

* "A matemática não é uma ciência, mas uma religião, pois os números se transformam como num milagre, e você simplesmente tem que aceitar."

* "Não sou burro, sou um depósito de informações inúteis"

* "Não há nenhum problema tão terrível ao qual você não pode adicionar um pouco de culpa e fazer ele ficar pior."

* "O mundo não é justo, eu sei, mas por que ele nunca é injusto a meu favor?"

* "Às vezes eu penso que o sinal mais forte da existência de vida inteligente em outra parte do universo, é que eles nunca entraram em contato conosco."

* "Dinheiro! Ha ha ha! Estou rico! Estou rico! Eu posso comprar qualquer um! O mundo é meu! Poder! Amigos! Prestígio!"
- Quando ele ganha a primeira mesada, uma moeda.

* "Nada ajuda um mau humor como espalhá-lo"

* "O que é preciso, hein?"

* "É difícil ser religioso quando certas pessoas nunca são incineradas por relâmpagos."

* "Quando se é sério a respeito de se divertir, nunca é muito divertido."

* "Faça o que tem que fazer e deixe os outros discutirem se é certo ou não."

* "O segredo é quebrar os problemas em pequenos pedaços administráveis. Se você lidar com eles, termina antes de saber disso."

* "Um pouco de grossura e desrespeito pode elevar uma interação sem sentido para uma batalha de desejos e adicionar drama a um dia de tédio."

* "Se você se preocupa, você só se desaponta o tempo todo. Se você não se preocupa, nada importa, então você nunca se perturba."

* "Não interessa se você ganha ou perde. E sim como se joga o jogo."

* "Se nós não pudéssemos rir das coisas que não fazem sentido, nós não poderíamos reagir a muitas coisas da vida."

* "É muito mais divertido culpar as coisas em vez de arrumá-las."

* "Eu tentei ser uma pessoa de cabeça aberta,... mas meu cérebro fugiu!"

* "A emoção da caça fica muito menor quando a presa tem pernas curtas"

* "Para estragar o prazer, nada como descobrir que foi educativo."

* "Cedo ou tarde ela vai ter que se questionar se isto vale mesmo o esforço."

* "Os melhores presentes não vêm em caixas."

* "Se a sua segurança emocional depende de satisfazer um desejo que você não tinha antes de ler o anúncio, vá em frente."

* "E se Deus for uma galinha?"

* "Esses dias de verão passam rápido, não é? Pena que a rotina diária de ter que ganhar a vida tenha que te impedir de apreciar estes momentos sublimes da vida."

* "Nós devíamos consertar o nosso planeta antes de sairmos mexendo nos planetas dos outros"

* "Calvin, vai fazer alguma coisa que você odeia!, ser miserável constrói o caráter"

* "A vida é cheia de surpresas, mas nunca quando você precisa de uma."

* "Pessoas sofisticadas usam óculos escuros."

* “Descobri minha missão na terra: fazer com que as pessoas façam a minha vontade. Assim que todos enxergarem isso viveremos em paz.”

* "Eu não faço questão de ser aceito, se eu for só ignorado pra mim já está bom"

* "Oh, Divindade do entretenimento passivo, derramai sobre mim suas imagens conflitantes em velocidade tal que torne o raciocínio impossível."
- Calvin, para uma televisão"

* "O problema das pessoas é que elas são apenas humanas."

* "Vivendo e não aprendendo... esses somos nós."

* "É muito mais divertido culpar as coisas em vez de arrumá-las."

* "Os desapontamentos da vida são mais difíceis de encarar quando você não conhece nenhum palavrão."

* "O mundo provavelmente é mais engraçado para as pessoas que não vivem aqui."

* "Eu sei que a vida é uma jornada, mas eu estou cansado de perder tempo no trânsito."

* "Eu perdi apenas um jogo idiota, meu espirito continua invencível"

* "Ame o pecador, odeie o pecado"

* " Não é porque ele distribui presentes de graça que vai justificar sua incompetência...."
- Quando o Calvin escreve para o Papai Noel, pedindo um foguete atômico e ganha 2 meias e uma camisa.

* "Os únicos conhecimentos que eu tenho paciência de aprender são aqueles que não têm uma real aplicação na vida."

* "Meu cérebro quer me matar."

* "Feito a imagem e semelhança de Deus, Sim Senhor..."
- Calvin só de cuecas se olhando no espelho.

* "Você sabe que vai odiar uma coisa quando não querem lhe dizer o que é!"

* "Nada como tornar o dia das pessoas surreal."

* "Ai, mas um dia de escola... Eles tentaram a qualquer custo construir meu caráter... mas eu fui duro com eles!"
- Quando Calvin chega da escola

* "Eu sou um líder natural! Sou do tipo que comanda! O problema é que ninguém quer ir pra onde eu quero levar..."

* "Eu não posso responder essa pergunta, pois ela vai contra meus princípios religiosos."
- Calvin, ao responder uma questão de matemática que perguntava o resultado de 2 + 7.

* "Eu já não sei mais do que eu quero! Eu gostava mais das coisas quando eu não as entendia!"

* "É um novo mundo Haroldo, vamos explorá-lo"

* "Isto é um trabalho para... um outro qualquer!"

* "É mais fácil pedir perdão do que permissão."

* "O problema com o futuro é que ele continua se transformando no presente."

* "Nada como a pressão do último minuto"

* "Como soldados matando uns aos outros resolvem os problemas do mundo?"

* "Acho que os adultos só fingem que sabem tudo!"

* "Ou alguém vomitou no forno ou mamãe andou cozinhando!"

* "Na frente eu escrevi fique boa logo. Dentro eu coloquei: porque a minha cama não foi arrumada, minhas roupas estão espalhadas e eu estou faminto."

* "A vida é como topografia, Haroldo. Há picos de felicidades e sucessos... pequenos campos da chata rotina... e vales de frustrações e fracassos..."

* "Mas considerando que minha vida esta destruída agora, você não poderia pelo menos levar a culpa?"

* "Estou a tanto tempo sem fazer nada que posso sentir meu cérebro se atrofiando."

* "O segredo da felicidade é a estupidez de auto interesse a curto prazo"

* "Eu sou uma pessoa simples...mas de gostos complexos"

* "Desta vez acho que vou ganhar um ponto por originalidade!"

* "Não sei mas é a única coisa que me impede de estrangular você!!"
- Uma resposta que sua mãe da a ele, quando ele acorda de madrugada gritando por ela, e ela sai correndo da cama desesperada... e então ele pergunta se o amor é comparável a grandes porções de chocolate.

* "Você não chega a ser mãe se não puder resolver tudo"

* "Nada é ruim o suficiente que não possa piorar"

* "Se você faz o trabalho ruim o bastante, às vezes não lhe pedem para faze-lo novamente."

* "A força para mudar o que eu posso, a inabilidade para aceitar o que eu não posso, e a incapacidade para perceber a diferença."

* "Uma boa camiseta transforma o usuário num outdoor corporativo ambulante."

* "A minha identidade está tão envolvida pelo que eu compro que eu paguei à companhia para anunciar seus produtos!"
- Quando Calvin diz que queria que a camiseta dele tivesse um logotipo.

* "A vida é cheia de surpresas ...então porque o ônibus da escola não explode no caminho antes de chegar aqui?"

* "Sabe como Einstein tirava notas ruins quando criança? Bem, as minhas são ainda piores!"

* "Quando você pensa como os utensílios básicos trabalham 'bem', é difícil acreditar que alguém ainda pegue avião."

* "Susie é muito feio abusar de meninos sem escrúpulos."
- A mãe de Calvin, quando Calvin apostou com Susie que comeria 5 minhocas.

* "Porque todo mundo tem bons inimigos menos eu???"

* "Sei lá, parece que quando as pessoas crescem, elas não fazem idéia do que seja legal."

* "Má notícia mamãe, prometi minha alma ao demônio esta tarde"

* "Como se a vida não fosse curta o bastante"
- Quando Calvin esta tentando acordar o Haroldo

* "Você quer que eu vire ateu??"
- Fala isso pra Deus quando ele está esperando nevar no meio de outubro.

* "O mundo não seria tão ruim se pudéssemos sair dele de vez em quando..."

* "Duvido que a minha cobiça por presentes seja maior do que a minha vontade de me comportar mal"

* "Nunca consigo fazer todo o 'Nada' que quero""

* "A vida é bem mais divertida quando você não é responsável pelos seus atos".

Diálogos

* Calvin: "Mãe, você pode me levar de carro até a cidade?"
* Mãe do Calvin: "Por que eu deveria levar você de carro, Calvin? Está um dia perfeito lá fora. Pra que você acha que as pessoas têm pés?"
* Calvin: "Pra pisar no acelerador."

* Calvin: "Haroldo, o que você acha que acontece quando a gente morre?"
* Haroldo: "Eu acho que a gente fica tocando saxofone num cabaré só pra mulheres em New Orleans."
* Calvin: "Então você acredita em paraíso?"
* Haroldo: "Chame do que você quiser."

* Calvin: "Não se pode abrir a criatividade como uma torneira, você tem que estar no pique certo."
* Haroldo: "E que pique é esse?"
* Calvin: "Pânico do último minuto"

* Calvin: "Você não pode subir aqui, Susie! Meninas não entram."
* Susie: "Em primeiro lugar, que diabo faz você pensar que eu queira subir nessa árvore idiota?"
* Calvin (depois de alguns segundos de silêncio): "Só uma menina pode tirar o divertimento que existe na discriminação sexual..."

Fonte: Calvin e Haroldo - Wikiquote


sábado 15-12-2012  "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro."

Henry Thoreau


Livros do Calvin & Haroldo

Abaixo segue a lista de todos os álbuns e coletâneas lançados oficialmente nos EUA, no Brasil e em Portugal.

Álbuns

Calvin and Hobbes - 1987

Brasil:
Calvin & Haroldo [Cedibra]
Calvin & Haroldo - E Foi Assim que Tudo Começou [Conrad]
Portugal:
Calvin & Hobbe
s [Gradiva]


Something Under the Bed Is Drooling - 1988

Brasil:
Algo Babando Embaixo da Cama [Cedibra]
Tem Alguma Coisa Babando Debaixo da Cama [Conrad]
Portugal:
Há Monstros Debaixo da Cama? 
[Gradiva]


Yukon Ho! - 1989

Brasil:
Yukon, Hei! [Cedibra]
Yukon, Ho! [Conrad]
Portugal:
Yukon Ho
 [Gradiva]


Weirdos from Another Planet! - 1990

Brasil:
Estranhos Seres de Outro Planeta [Cedibra]
Criaturas Bizarras de Outro Planeta! [Conrad]
Portugal:
Monstros de Outro Planeta 
[Gradiva]


The Revenge of the Baby-sat - 1991

Brasil:
A Vingança da Babá [Best News] - 2 Volumes
A Hora da Vingança [Conrad]
Portugal:
A Noite da Grande Vingança 
[Gradiva]


Scientific Progress Goes "Boink" - 1991

Brasil:
O Progresso Científico Deu Tilt! [Best News] - 2 Volumes
Deu "Tilt" no Progresso Científico [Conrad]
Portugal:
Progresso Científico... Uma Treta! 
[Gradiva]


Attack of the Deranged Mutant Killer Monster Snow Goons - 1992

Brasil:
O Ataque dos Transtornados Monstros de Neve Mutantes Assassinos [Best News] - 2 Volumes
O Ataque dos Perturbados Monstros de Neve Mutantes Assassinos [Conrad]

Portugal:
O Ataque dos Demônios da Neve 
[Gradiva]

The Days are Just Packed - 1993

Brasil:
Os Dias Estão Simplesmente Lotados! [Best News] - 2 Volumes
Os Dias Estão Todos Ocupados [Conrad]
Portugal:
Que Dias Tão Cheios! 
[Gradiva]

Homicidal Psycho Jungle Cat - 1994

Brasil:
Felino Selvagem Psicopata Homicida [Best News] - 2 Volumes
Portugal:
O Tigre Assassino Ataca de Novo 
[Gradiva]

There's Treasure Everywhere - 1996

Brasil:
Inédito
Portugal:
Há Tesouros por Toda a Parte
 [Gradiva]

It's A Magical World - 1996

Brasil:
O Mundo É Mágico [Conrad]
Portugal:
É um Mundo Mágico 
[Gradiva]

Coletâneas

The Essential Calvin and Hobbes - 1988

Brasil:
A Essência de Calvin & Haroldo [Cedibra]
Portugal:
O Essencial de Calvin & Hobbes 
[Gradiva]





The Calvin and Hobbes Lazy Sunday Book - 1989

Brasil:
Para Ler aos Domingos [Cedibra]
Portugal:
Plácidos Domingos 
[Gradiva]





The Authoritative Calvin and Hobbes - 1990

Brasil:
Inédito
Portugal:
A Última Antologia 
[Gradiva]





The Indispensable Calvin and Hobbes - 1992

Brasil:
Inédito
Portugal:
O Indispensável de Calvin & Hobbes
 [Gradiva]





The Calvin and Hobbes Tenth Anniversary Book - 1995

Brasil:
Os Dez Anos de Calvin & Haroldo [Best News] - 2 Volumes
Portugal:
Os Dez Anos de Calvin & Hobbes
 [Gradiva]

Calvin and Hobbes: Sunday Pages 1985-1995 - 2001

Brasil:
Inédito
Portugal:
Páginas de Domingo 
[Gradiva]


The Complete Calvin and Hobbes - 2005

Brasil:
Inédito
Portugal:
Inédito



Dia 18 de novembro de 2012, foi  aniversário de  Calvin e sua turma  . Completaram 27 anos dessa dupla tão simpática e conhecida. Foi nessa data, em 1985, que foi publicada pela primeira vez uma das tirinhas produzidas pelo norte-americano   Bill Waterson.
     A série já foi encerrada há 15 anos e o autor não pretende criar novas aventuras para o garoto e o tigre que já receberam vários prêmios dos quadrinhos, como Harvey AwardEisner e Reuben Award(todos nos Estados Unidos), e o Angoulême International Comics Festival (na França).
Para os colecionadores e fãs, algumas publicações que concentram as tirinhas de Calvin & Haroldo já foram lançadas pela Conrad. Mas você pode também ler várias histórias no     Depósito do Calvin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário